segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Quem é o Pai Natal?


Vivemos numa sociedade em que todas as crianças estão cada vez mais expostas ao mercado, ao consumismo, própria da globalização de mercados. Elas vivem rodeadas de um bombardeiro de informações, para além de muitos excessos: de estímulos antes do tempo, de brinquedos industrializados e incentivo ao consumo.
Perante esta realidade, qual o papel do jardim de infância?
O jardim de infância não pode restringir-se à transmissão de conhecimentos e à socialização. Precisa conhecer quem são as suas crianças, os seus interesses, as suas realidades e necessidades, possibilitando, assim, uma infância vivida com mais significado.
Criar espaços e oportunidades da criança expor as suas ideias, vivências, pensamentos, receios, alegrias, tristezas ...
Este espaço é vivido intensamente nas conversas de grande grupo em que as crianças partilham as suas experiências e vivências.
nestes últimos dias, não se fala noutra coisa: fui ao shoping e já está tudo enfeitado para o Natal; Fui ver o Pai Natal a chegar ao .....
O Pai Natal já chegou? Quem é o Pai Natal? Foi o desafio lançado ao grupo. 
- É um senhor que está vestido de calças e casaco vermelho, botas pretas e tem uma barba branca muito comprida. Ah! e tem, também, um gorro vermelho"
- É fixe porque dá muitas prendas aos meninos
- É divertido e amigo
- É amoroso
- Ele vive no pólo norte onde há muita neve
- Ele viaja no seu trenó, puxado pelas renas e uma tem o nariz vermelho. É o Rodolfo.
Esta é a imagem que este grupo tem do Pai Natal.

Aproveitando este interesse, vimos em power-point a história "Eu sei tudo sobre o Pai Natal de Nathalie Delebarre e Aurélie Blanz.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ainda ... sobre o Magusto

Agora já não custa nada fazer os registos das festas, vivências e, sobretudo, das histórias. É só pensar um pouquinho, programar o que vai desenhar e como preencher a folha de desenho.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

A festa do Magusto

A festa do Magusto foi o culminar de várias atividades e aprendizagens. Exploramos várias histórias: A castanha Lili; A Maria Castanha; A lenda de S. Martinho. Aprendemos várias canções, quadras e provérbios relacionadas com o S. Martinho.
Exploramos as cores, as quantidades, os tamanhos e simetrias.
Fizemos a divisão silábica das palavras "novas" e identificamos a primeira e última letra de cada palavra.
Aproveitamos para fazer recorte, colagem e pintura.
Até que .... chegou o dia tão ansiado por todos, pois os colegas do 1º ciclo vinham festejar o magusto no nosso jardim.
Tudo pronto: caruma, castanhas, sumos, muitas canções e alegria.
Foi uma tarde muito divertida na companhia de alguns pais, representante da Junta de Freguesia e dos nossos colegas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

castanho, castanheiro... castanhas

Como já sabemos e identificamos as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) fomos à descoberta da cor verde e castanho.
Para isso, misturamos o amarelo com o azul e .... apareceu o verde.
Misturamos o verde com o vermelho e apareceu o castanho. Foi divertido misturar as cores utilizando as mãos e os pincéis.
Já que encontramos o castanho, desenhamos o nosso castanheiro.


O nosso castanheiro já tem folhas castanhas. Estava cheio de ouriços e as castanhas a cair.

Descobrimos, também, palavras que começam com a letra "C": camisa, cadeira, cama, cabelo, cotovelo ..
Aproveitamos para fazer a divisão silábica das palavras que descobrimos.
Em seguida elaboramos os nossos cartuchos para as castanhas, utilizando a técnica da carimbagem de uma batata.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Passo a passo ....

Passo a passo fomos aprendendo a registar histórias, completar pictogramas, representar vivências ...
Não foi fácil. Primeiro escolhemos a cena que queremos desenhar. Olhamos para a folha e idealizamos a nossa representação: aqui desenho .... ali ..... e assim por diante. É a fase de programação: o que vou desenhar, como e onde.
Por fim executamos:
História da Maria Castanha
 (4 anos)
 (4 anos)
 (5 anos)
 (5 anos)
Depois avaliamos: o que desenhamos e porque.