segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Articulação com a Biblioteca e o Centro de Saúde

No dia 27 fomos presenteados com a visita da enfermeira Elisabete do Centro de Saúde das Taipas e da professora Paula da Biblioteca escolar. A enfermeira contou-nos a história " Kiko, o dentinho de leite" com o objetivo de sensibilizar o grupo para a importância da lavagem dos dentes. 

Ainda houve tempo para fazer uma pequena demonstração como devem ser lavados os dentes: colocar uma pequena quantidade de pasta na escova (do tamanho de uma ervilha). Lavar em círculos contando até 5 a parte exterior dos dentes de cima, a parte interior, a coroa dos dentes molares. Repetir o processo nos dentes de baixo. Por fim lavar a língua.

No fim fizemos o registo com a nossa canção.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

o que é hibernar?

Ao explorarmos a história "um bocadinho de inverno" de Paul Stwart e Cris Riddell, onde um ouriço pedia ao coelho para lhe guardar um bocadinho de inverno porque ele ia hibernar durante todo o inverno, surgiu a questão: O que é hibernar?
É só o ouriço que hiberna?
Fizemos uma pesquisa na internet e em livros e descobrimos que existem vários animais que hibernam durante o inverno: o esquilo, o castor, o rato do campo, o urso, a joaninha, a cobra, a rã, o morcego, entre outros.



No domínio da linguagem oral e escrita fizemos a divisão silábica do nome dos animais; identificamos a 1ª letra e descobrimos palavras a começar com essa letra; escrevemos os nomes dos animais (uns copiavam, outros escreviam as letras que a professora ditava) 
No domínio da matemática, identificamos os animais do mais pequenos e os maiores; contamos os animais e representamos o número.
Em conhecimento do mundo, identificamos as características de cada animal: onde vivem; revestimento do corpo e o que comem.
Em ciências divertidas, colocamos um pouco de comida dentro de uma tigela com água. Colocamos no congelador.
Fizemos como o ouriço: cheiramos.
 - Não cheira a nada! disseram todos 
 Pegamos na mão. 
- Ai! é muito frio.
Tentamos tirar a bolota do gelo.
- Não sai. Está presa. Está gelada!

Conseguimos perceber que os animais que vivem em lugares muito frios, com muita neve, não conseguem ter alimentos (como o coelho) porque estes se encontram dentro do gelo. Tentámos tirar a comida do gelo e não conseguimos.

Os três bonecos de neve

Estamos no inverno: veio o frio, a neve, a chuva, os casacos, as camisolas, as luvas, os gorros e o cachecol.
Assim ficamos quentinhos e não constipamos.
Depois da festa dos Reis, a nossa conversa voltou-se para o inverno e as suas características. Associado a esta estação do ano, explorou-se várias histórias: o boneco de neve que queria ir à escola (versão original e a versão da nossa amiga Juca) e os três bonecos de neve. 
A 1ª foi apresentada em power-point e a segunda em texto.
- Ah! Esta não tem imagens. Podemos fazer?
Dividira-se os grupos mediante a parte da história que queriam representar. Escolheram o material e no fim selecionaram os desenhos para construir o power-point.
Ficou assim a nossa história:





segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mantemos a tradição

Este fim de semana ficou marcada pela tradição do cantar os Reis em que voltou a cumprir-se no jardim-de-infância onde acolhemos todos os pais/encarregados de educação e familiares das crianças inscritas.

Saída da sala

 Chegada à cantina: Olaré, cantaremos!


Nós cá estamos todos
Todos a chegar
E as boas festas
Nós cá vimos dar
E os Santos Reis
Nós vimos cantar
E o Deus Menino
Nos há-de abençoar

Boas festas, boas festa
Boas festas vimos dar
Um ano novo feliz
Nós cá vimos desejar.

Nós somos criancinhas
Pedimos a cantar
Pedimos as janeiras
P'ro ano cá voltar

Nós somos de Vermil
E mantemos a tradição
P'ra todos um bom ano
Desejamos de coração.
Depois foi a vez dos pais nos presentearem com uns lindos reis. Obrigada. Nós adoramos.
Terminamos a noite com um jantar convívio, onde não faltou nada: comida, bebida, boa disposição e por fim um baile.