quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ser criança é .......

Ser criança é ....... Que questão difícil foi posto a este grupo! (foi o que disseram inicialmente).
Reuniram-se em grupos para discutir o assunto. Voltamos a reunir e  
- ser criança é gostar de estar de férias, ver coisas que nunca vi, experimentar coisas novas - Nuno
- ser criança é poder brincar - Maria
- ser criança é bom porque recebo muito amor e carinho da mãe - Leonor
- ser criança é poder estar na escolinha - Francisco - para aprender coisas novas e giras - Mafalda - fazer experiências - Maria - brincar com os amigos e a professora - Martim.
- ser criança é poder imaginar - Lara F. - poder ouvir histórias
- ser criança é poder brincar com outros meninos - Dinis
- ser criança é poder passear com os pais - Nuno
- ser criança é poder ter brinquedos - Mafalda

Comemorando o dia do brincar

Brincar! Um direito de qualquer criança. O brincar faz parte do desenvolvimento da criança e é a brincar que a criança aprende.
Neste dia, cada criança escolheu o seu brinquedo preferido e com a máquina fotográfica registaram esse momento. A máquina rolou de mão em mão e todos tiveram oportunidade de experenciar esta nova atividade para mais tarde recordar.
Ao verem as fotografias cada um identificou a sua e porque a tirou.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

com as mãos .... nos animais

Dando continuidade ao nosso projeto, hoje fomos à quinta da D. Olívia (tia de uma menina) para observar in loco os animais: por-lhes as mãos; ver quantas patas têm; como é revestido o seu corpo e o que comem.






sexta-feira, 8 de maio de 2015

Os Animais

Com a história "A ovelhinha preta" de Elisabeth Shaw, iniciamos um novo projeto. 
Exploramos a história em todas as áreas de conteúdo, selecionamos as cenas que mais gostamos para fazer o seu registo. Numeramos as folhas para não esquecermos a sequência da história e enviamos aos nossos colegas do 1º ano para recontarem e escreverem a história, pois eles já sabem escrever.
Para além das ovelhas, fomos à descoberta de outros animais da quinta. Fizemos a descrição das características de: galinha, coelho, porco, pato, cavalo, ovelha, vaca.
Aprendemos o masculino e o feminino e o que cada animal nos pode dar.
No placard, quisemos fazer o grupo dos animais domésticos, os animais da quinta e os animais selvagens. Foi o nosso trabalho de casa: pesquisar com os pais, desenhar ou recortar um animal e depois colocar o animal no seu respetivo grupo:


Para a semana iremos continuar o nosso trabalho: fazer o gráfico do número de animais existente em cada grupo.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Um dia muito especial

Na quinta-feira realizamos a nossa festa do dia da mãe.
Programamos várias atividades para fazer com as nossas mães:
1. dança acompanhando o DVD do Panda;
2. o Jogo "coelhinho sai da toca"
3. o Jogo do limbo-rock

Foi um fim de tarde muito divertido, pois as nossas mães são maravilhosas, amorosas, fixes, espetacular e brincam muito conosco.
Parabéns a todas as mães, sobretudo quando têm o privilégio de poder brincar com o seu filho.