sexta-feira, 24 de maio de 2013

Conto redondo


Considerando a literatura infantil como a arte de criar e recriar histórias, as nossas crianças tiveram a oportunidade de viajar no mundo da imaginação, dos sonhos e da fantasia. A partir da frase: Era uma vez um peixinho azul…as personagens mágicas surgiram e despertaram a curiosidade e o encantamento das crianças. Assim nasceu o conto redondo que, ao longo do ano, passo a passo, foi construído por todas as crianças que integram os Jardins-de-infância do nosso agrupamento de escolas.
Autores e ilustradores:
Crianças dos Jardins de Infância de :
 Poças -Airão Santa Maria,
Roupeire -Airão S. João,
Calçada – Vermil,
Casais-Brito.
Educadoras:
Alice Maria,
Joaquina Barbosa,
Maria da Conceição,
Maria das Dores,
Maria de Fátima,
Maria José,
Maria Teresa.



quinta-feira, 23 de maio de 2013

história com música

Quem não conhece a história do gato de botas?
É um clássico. Toda a gente conhece este gato matreiro e muito esperto.
Mas... contar esta história com música é extraordinário. O Professor Rui (professor de música na EB2/3) conseguiu que as crianças do Jardim de Infância e as crianças do 1º ciclo participassem ativamente e interagissem com ele. Foram momentos de autêntica magia para todas as crianças. Obrigado professor Rui. O nosso obrigado vai também para a Biblioteca Escolar do Agrupamento que organizou esta atividade.




terça-feira, 21 de maio de 2013

animais com impressão de mãos e pés

Com a história "O Ratinho Marinheiro" exploramos o grupo dos peixes: há peixes grandes, pequenos, gordos, magrinhos, mas todos vivem na água, uns no mar, outros no rio; têm o corpo coberto de escamas e têm barbatanas para poderem nadar.
Com a história "O Lobo Culto" exploramos os animais da quinta: nomeamos, descrevemos e vimos o que cada um comia. Deste grupo de animais, fizemos sub-grupos: os animais da quinta com 4 patas e o corpo coberto de pelo e os animais da quinta com 2 patas e o corpo coberto de penas.
Mas .... na história havia um lobo. 
Onde vive o lobo? Está questão leva-nos até à floresta e nomear os animais que lá habitam. Não deixamos de caracterizar cada um deles.
No planeamento da manhã surge a ideia de construirmos um placard com alguns animais. Levantou-se a discussão: que técnica utilizar - desenho? recorte? colagem? pintura?
A resposta foi unânime: queremos fazer os animais com a técnica de impressão das mãos, como fizemos os peixes.
Tivemos que pesquisar na internet algumas ideias e encontramos. (peço desculpa, mas não guardei o site onde encontramos as imagens).
De um lado ficaram os animais da quinta resguardados por uma cerca para que os animais selvagens não pudessem passar.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

o antes e o depois

As nossas sementeiras não foram esquecidas. Na conversa da manhã programamos observar e medir as plantinhas que semeamos. Como estão crescidas! Conseguimos identificar cada uma das plantas que brotavam da terra.
- "é preciso estacar os feijões. A minha avó faz isso" disse uma criança
- estacar? perguntaram alguns. O que é isso?
- é por uns paus para eles subirem. respondeu prontamente
Já temos tarefa para amanhã: estacar os feijões
Antes
 Depois
 Registo

segunda-feira, 6 de maio de 2013

As nossas mães são fixes

"Gostei que a minha mãe brincasse comigo"
"Foi bom ter a minha mãe comigo"
"Adorei brincar com a minha mãe"
"Foi um dia muito divertido porque a minha mãe jogou comigo"
"No jogo do rato e do gato, nós é que ganhamos. Corremos mais que as mães"
"A dança do balão foi fixe"
"Brincamos muito"





domingo, 5 de maio de 2013

Mães e filhos juntos

Para assinalar o dia da mãe, no sábado à tarde, juntamo-nos no Monte de S. Miguel em Vermil. Foi uma tarde animada onde mães e filhos brincaram juntos. Durante toda a tarde reinou a alegria e a boa disposição.

Um avental para uma pessoa especial

O tema desta semana foi a nossa MÃE. Contamos e recontamos várias histórias: a minha mãe; coração de mãe; Mãe chata e M de Mãe (da autoria da Juca).
Falámos sobre a nossa mãe, a sua profissão e o que mais gostamos nela. Todos foram unânimes em dizer que a mãe é fantástica, amorosa, fixe e que gostam muito dela.
A elaboração da prenda foi a parte mais divertida, pois todos gostam de mexer nas tintas com as mãos. O mais difícil foi pintar com os pés:



Ficaram assim os nossos aventais.
Para a concretização deste trabalho não nos podemos de agradecer à mãe do Rafael que nos ofereceu o tecido e a mãe da Mariana que confecionou os aventais. O nosso muito obrigada