O Jardim de Infância é um espaço privilegiado para as brincadeiras e nela se faz presente um público que entende bem desse assunto – as crianças.
As brincadeiras mudam de nomes a depender da região ou estado onde é realizada, no entanto, as regras e modo de brincar são iguais ou parecidos. Ao brincar as crianças aprendem mais sobre o mundo, a cultura, sobre si mesmo e o outro.
Dar às crianças a oportunidade de brincar é dar a elas o direito de crescer de maneira saudável e criativa.
Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.
Assim, a brincar, surge pequenos projetos em que tudo serve para dar largas à imaginação:
Onde há interajuda e propostas:
Concentração e exploração:
Ou até mesmo imposição:
Tentativas e erros
Tudo isto a brincar. No fim, com orgulho, dizem: "olha o que eu consegui fazer hoje"
Um comentário:
A imposição foi do Dinis, não?:) É que letras é com ele e "ele é que sabe"!:)
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