Páscoa, madrinhas, Dia do Pai! Datas com tanto significado para as crianças e tão pouco tempo para trabalhar estas efemérides.
Começamos por explorar o significado cristão da Páscoa. Algumas crianças lembravam-se de algumas histórias contadas o ano passado, mesmo assim prevalece a ideia de ovos de chocolate e o coelhinho.
Baseado neste interesse, recorremos a várias histórias do coelhinho: o coelho branquinho e a formiga rabiga; o coelho que não era da Páscoa (da nossa colega Juca); o coelhinho teimoso. Para além disso ajudamos o coelhinho a resolver vários problemas: a contar os ovos que ele tinha no cesto; a indicar o cesto com mais/menos ovos e operações simples.
Dando continuidade à tradição nesta comunidade de oferecer algo às madrinhas, para além da prenda, dissemos o seu nome e a sua relação de parentesco.
Em relação à Páscoa, fomos à procura das tradições desta freguesia: como decorre o domingo de Páscoa, o que fazem; a visita Pascal e os doces que ornamentam as mesas neste dia.
A prenda surgiu depois de uma visita à internet. Foi amor à primeira vista:
Depois foi só colocar dentro de cada frasco o saco de amêndoas oferecidas pela Junta de Freguesia. O nosso muito obrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário