segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Quem é o Pai Natal?


Vivemos numa sociedade em que todas as crianças estão cada vez mais expostas ao mercado, ao consumismo, própria da globalização de mercados. Elas vivem rodeadas de um bombardeiro de informações, para além de muitos excessos: de estímulos antes do tempo, de brinquedos industrializados e incentivo ao consumo.
Perante esta realidade, qual o papel do jardim de infância?
O jardim de infância não pode restringir-se à transmissão de conhecimentos e à socialização. Precisa conhecer quem são as suas crianças, os seus interesses, as suas realidades e necessidades, possibilitando, assim, uma infância vivida com mais significado.
Criar espaços e oportunidades da criança expor as suas ideias, vivências, pensamentos, receios, alegrias, tristezas ...
Este espaço é vivido intensamente nas conversas de grande grupo em que as crianças partilham as suas experiências e vivências.
nestes últimos dias, não se fala noutra coisa: fui ao shoping e já está tudo enfeitado para o Natal; Fui ver o Pai Natal a chegar ao .....
O Pai Natal já chegou? Quem é o Pai Natal? Foi o desafio lançado ao grupo. 
- É um senhor que está vestido de calças e casaco vermelho, botas pretas e tem uma barba branca muito comprida. Ah! e tem, também, um gorro vermelho"
- É fixe porque dá muitas prendas aos meninos
- É divertido e amigo
- É amoroso
- Ele vive no pólo norte onde há muita neve
- Ele viaja no seu trenó, puxado pelas renas e uma tem o nariz vermelho. É o Rodolfo.
Esta é a imagem que este grupo tem do Pai Natal.

Aproveitando este interesse, vimos em power-point a história "Eu sei tudo sobre o Pai Natal de Nathalie Delebarre e Aurélie Blanz.

Nenhum comentário: