sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

o que é hibernar?

Ao explorarmos a história "um bocadinho de inverno" de Paul Stwart e Cris Riddell, onde um ouriço pedia ao coelho para lhe guardar um bocadinho de inverno porque ele ia hibernar durante todo o inverno, surgiu a questão: O que é hibernar?
É só o ouriço que hiberna?
Fizemos uma pesquisa na internet e em livros e descobrimos que existem vários animais que hibernam durante o inverno: o esquilo, o castor, o rato do campo, o urso, a joaninha, a cobra, a rã, o morcego, entre outros.



No domínio da linguagem oral e escrita fizemos a divisão silábica do nome dos animais; identificamos a 1ª letra e descobrimos palavras a começar com essa letra; escrevemos os nomes dos animais (uns copiavam, outros escreviam as letras que a professora ditava) 
No domínio da matemática, identificamos os animais do mais pequenos e os maiores; contamos os animais e representamos o número.
Em conhecimento do mundo, identificamos as características de cada animal: onde vivem; revestimento do corpo e o que comem.
Em ciências divertidas, colocamos um pouco de comida dentro de uma tigela com água. Colocamos no congelador.
Fizemos como o ouriço: cheiramos.
 - Não cheira a nada! disseram todos 
 Pegamos na mão. 
- Ai! é muito frio.
Tentamos tirar a bolota do gelo.
- Não sai. Está presa. Está gelada!

Conseguimos perceber que os animais que vivem em lugares muito frios, com muita neve, não conseguem ter alimentos (como o coelho) porque estes se encontram dentro do gelo. Tentámos tirar a comida do gelo e não conseguimos.

Nenhum comentário: