terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

visita à exposição "Era uma vez ... Ciência para quem gosta de histórias"

Público de todas as idades pode visitar “Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias”, entre 12 de janeiro e 11 de abril. Visitante da exposição é convidado a entrar num cenário de dez histórias intemporais e descobrir a ciência pela mão das suas personagens.
Esta é uma exposição interativa de ciência e tecnologia que parte do imaginário mágico dos contos tradicionais para explorar fenómenos e conceitos das ciências naturais, como a Física, a Química, a Matemática, a Geologia e a Biologia, relacionando-os com o mundo real.
A mostra centra-se em dez histórias que são verdadeiros clássicos: “Os Três Porquinhos”, “Alice no País das Maravilhas”, “O Capuchinho Vermelho”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “As Aventuras de Pinóquio”, “A Gata Borralheira”, “João e o Pé de Feijão”, “Hansel e Gretel”, “Ali Babá e os 40 Ladrões” e “A Princesa e a Ervilha”.
Nesta exposição, a ciência poderá ser encontrada no imaginário fantástico das histórias tradicionais, nos castelos assombrados, na floresta labiríntica, na casa de chocolate de Hansel e Gretel, no espelho mágico da Bruxa Má ou num pé de feijão que cresce sem parar até tocar no nariz de um gigante.
Ao mesmo tempo, o visitante ficará a saber se é possível construir uma casa de palha que resista ao sopro do lobo, por que tinha, afinal, o lobo uma boca tão grande ou se a marioneta gigante do Pinóquio conseguirá enganar o público. Além disso, a mostra irá ajudar a perceber se a Branca de Neve teria um problema sério de despigmentação…
“Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias” foi inteiramente produzida pelo Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, com a colaboração científica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do Instituto de Telecomunicações (Instituto Superior Técnico), do Instituto de Sistemas e Robótica (IST), do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Universidade do Porto), do Porto Interactive Center (UP) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

ADORAMOS

Nenhum comentário: