segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vindimar!!!! Estamos ansiosos

O papel do educador é abrangente e as suas tarefas são diversificadas (Oliveira - Formosinho, 2001). Este entendimento sobre a profissão do educador leva Katz e Goffin (1990 cit. Oliveira-Formosinho, 2001:86) a afirmarem que «em princípio, quanto, mais nova é a criança, mais alargado é o âmbito das responsabilidades pelas quais o adulto deve prestar contas da sua função».
Mas, se o conceito de vulnerabilidade deve estar presente na acção do educador, a noção de criança competente também não pode ser esquecida. Esta noção cria uma nova relação entre adulto e criança, pois admite-se que a criança tem um papel activo nos contextos de que faz parte. Ela actua, intervém, tem influência sobre quem a rodeia e sobre os contextos. Cabe aos adultos e, particularmente aos educadores de infância, perceber este papel activo das crianças e dar espaço para que ela se manifeste. É necessário que o educador reconheça o direito de palavra da criança, ou seja, deverá assumir a criança como um actor social, detentor de competências reflexivas e críticas.
Foi isto que aconteceu: Dar Voz à Criança. Ouvir as suas “novidades” e interesses para programar e operacionalizar as actividades em conjunto.
E os interesses estão voltados para as suas vivências familiares: as vindimas
Tem sido um trabalho estimulante: descobrimos palavras relacionadas com o ciclo do vinho; desenhamos, pintamos, comparamos, pesquisamos como se realizam as vindimas nas outras regiões.
Amanhã vamos à vindima do Sr. Manuel. O campo é anexo ao Jardim de Infância, o que nos facilita a visita. Vamos ver e participar na colheita das uvas e ver como funciona o ralador.
Estamos ansiosos.

2 comentários:

Luz disse...

Que sorte! Vindimas...
Boa vindima e depois, se puderem deixem-nos ver as fotografias!
Luz e amigos de Valejas

Unknown disse...

Imagino a alegria das crianças ao verem os homens a colher as uvas.
Mas o melhor ainda era vê-los no meio das vindimas a comer uvas e a sujarem-se. Isso é que é ESPECTACULAR