terça-feira, 13 de setembro de 2011

O nosso primeiro dia no Jardim de Infância


Hoje em dia ninguém questiona a importância e o papel da educação da infância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e no contributo para o seu sucesso escolar futuro. A preparação de uma transição sem rupturas entre o nível pré-escolar e a escolaridade básica, com a criação de condições favoráveis para uma igualdade de oportunidades, leva à sua inclusão como uma primeira e fundamental etapa da educação. A sua importância é tanto maior quanto pensarmos nas difíceis condições sociais e económicas em que muitas crianças nascem e vivem, o que aumenta drasticamente as probabilidades de virem a ser futuramente mal sucedidas no plano emocional, afectivo e educativo.
A educação pré-escolar é um contributo importante para o desenvolvimento harmonioso da criança e para o seu sucesso escolar e educativo. Quando chega à escola, depois de frequentar o jardim de infância, a criança, já fez “leituras” do mundo que a rodeia, já viu imagens, já teve contacto com a escrita, expressou sentimentos e emoções, aprendeu a trabalhar em grupo desenvolvendo a autonomia e o desejo de aprender. As vivências positivas em grupo proporcionam enriquecedoras experiências que preparam a criança para a sua escolarização futura, para além de proporcionarem o seu desenvolvimento físico, intelectual, e afectivo

Neste primeiro dia acolhemos as crianças estabelecendo com elas relações afectuosas, construindo um clima de interações positivas baseado na confiança, empatia e no respeito mútuo. Demos particular atenção à qualidade da relação com as crianças, cujo desenvolvimento ou adaptação ao jardim de infância nos pareceu mais difícil, procurando ajudá-las a uma boa integração.

2 comentários:

ESMERA disse...

PARA O PRIMEIRO DIA NÃO ESTA NADA MAL ! ATE QUE HÁ MUITA BOA DISPOSIÇÃO
FORÇA AÍ MIUDAGEM ! MUITA BRINCADEIRA !

Anônimo disse...

Força meninos e meninas !!!!