segunda-feira, 19 de março de 2012

Ainda sobre o dia do Pai



"Olhe a criança como ator da sua própria educação e não como um figurante passivo. As crianças não são um papel em branco onde se colam saberes, cultura e competências" João Formosinho
Estas palavras sábias de~ste pedagogo leva-nos a refletir nas nossas práticas pedagógicas com grupos heterogéneos.
Nesta linha de pensamento e no sentido de dar voz à criança, quisemos ouvir o que este grupo pensou sobre a festa do dia do pai, respeitando a sua idade, os seus interesses e motivações. Ficam aqui alguns comentários:
- Na festa senti-me muito feliz, pois tinha lá o meu pai. Gostei da parte do jogo que fiz com o meu pai. Quando o pai saiu do campo joguei comos amigos. Achei a festa muito fixe. (Simão, 5 anos)
- Gostei de jogar à bola com o meu pai. O meu pai tinha um pé aleijado, mesmo assim jogou comigo. (Rafael, 4 anos)
O meu pai não podia vir porque estava a trabalhar, mas veio o meu tio. O meu tio fez isto por mim. Ele é especial (Diana Raquel, 5 anos)
- Gostei de jogar futebol com o meu pai, de cantar e comer (Mariana, Paulo, Ivo, Simão Machado - 3 anos)
- Levei a bola do Vitória e chutei com muita força. Achei muito giro. Estavam todos alegres e felizes. Foi um dia especial e fixe. (Afonso José, Manuel António e Tiago - 5 anos)

Nenhum comentário: