sábado, 19 de maio de 2012

Matematicando com origami

 O Origami, que envolve estudos das técnicas de dobrar papel, passou a ser muito mais que arte. O encanto de fazer uma simples folha de papel, através do processo de dobrá-la, transformar-se nas mais diversas figuras e formas, parece conduzir muito mais do que a mundos mágicos...
 Hoje em dia, as possibilidades de utilização prática das dobragens de papel tornam-se cada vez mais diversificadas. Como instrumento pedagógico podemos entendê-las desde como rico subsídio aos componentes curriculares (na matemática, por exemplo, para trabalhar conceitos de metades, terços, divisão de ângulos, etc.), até a ser parte constitutiva de jogos lúdicos (para ilustrar histórias e/ou brincadeiras, por exemplo). No seu sentido artístico, as cores e as formas de alguns modelos de Origami podem ser utilizadas como peças decorativas de ambientes ou de trabalhos artesanais. Em razão das suas técnicas, as dobragens de papel vêm sendo utilizadas também no desenvolvimento da coordenação e concentração, além de possibilitar trabalhos de percepção e psicomotricidade.
Com a dobragem aliamos o caráter   lúdico com o cognitivo, desenvolvendo atividades manuais que exigem observação e disciplina no cumprimento de etapas, podendo construir e reconstruir vários conceitos (como por exemplo a geometria) aproveitando o fascínio do origami.



Nenhum comentário: