quarta-feira, 23 de maio de 2012

Visita de estudo à Capital Europeia da Cultura: Guimarães



Uma visita de estudo repleta de cultura e surpresas: atravessamos o centro histórico admirando toda a sua beleza; entramos no Castelo ( Onde moram os Reis? Não, não. No castelo já não há Reis. É só nos Palácios. O castelo é para as pessoas o visitar, para ver como é. Tem umas muralhas muito altas. Agora já não se constroem castelos porque não há Reis. - comentários das crianças). Visitamos o Paço dos Duques de Bragança e ficamos admirados por ver as camas tão pequenas. A manhã terminou com o almoço no parque da cidade. Depois de uma manhã repleta de novidades, era preciso correr, saltar, jogar à bola. Terminamos o nosso dia apreciando as pequenas culturas na horta pedagógica.

Um pouco da sua história:
Guimarães é uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes. Podendo este topónimo ter tido origem em Vímara Peres, nos meados do século IX, quando fez deste local o seu principal centro governativo do condado Portucalense que tinha conquistado para o Reino de Galiza e onde veio a falecer.
Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, factores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica..
Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.
Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.

Nenhum comentário: