quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ovos e mais ovos

A Páscoa aproxima-se. Qual o significado da Páscoa cristã? 
Na Páscoa há ovos de várias cores, de vários tamanhos; há coelhinhos de chocolate ...
Mas, não houve resposta para a pergunta: o que festejamos na Páscoa e porquê festejamos.
Aproveitamos a história postada pela colega Juca (obrigada) e ficamos todos muito sensibilizados com o que aconteceu ao Jesus. Mas.... o espanto maior foi quando falamos na sua ressurreição. Fomos consultar o dicionário para saber o seu significado.
A partir daqui foi um desenrolar de histórias( tão preciosas para o enriquecimento do nosso vocabulário, para fomentar a criatividade, para aprender novos vocábulos, para voar nas asas da fantasia e sobretudo incentivar o gosto pela leitura).
Assim, recorremos à história "o mistério do ovo" e descobrimos os animais que põem ovos; à história "a velhinha e a galinha Carijó" e descobrimos que podemos enfeitar os nossos ovos utilizando várias técnicas.
Depois de representarmos graficamente a nossa história, em grande assembleia selecionamos um desenho por idade. Não foi fácil chegar a um consenso. Por isso decidimos que ficavam de parte os meninos que já tinham desenhos no blog.
4 anos 
 3 anos
 5 anos
Decoramos os ovos com a técnica de recorte e colagem: recortamos pedacinhos de papel de lustro e colamos no nosso ovo. Os 3 anos adotaram por pintar o ovo.

Nenhum comentário: